sexta-feira, 27 de maio de 2011

A criação do Facebook

Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark ZuckerbergDustin MoskovitzEduardo Saverin eChris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes daUniversidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston Collegee a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar.[1] Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.
O website possui mais de 500 milhões de usuários ativos,[2] a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar.[3] É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana,[4] ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.
No Ad Planner Top 1000 Sites, que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em fevereiro de 2011, o Facebook aparece como 1º colocado, com 590 milhões de visitas e um alcance global de 38,1%.[5]

A criação do Orkut

Criado em 19 de janeiro de 2004, pelo engenheiro turco Orkut Büyükkokten, o Orkut, que levou o nome de seu criador, é um dos sites de relacionamento mais famosos no Brasil e no mundo. Orkut Büyükkokten criou o projeto independente do Orkut para o Google, que passou a incorporar diretamente ao seu serviço de contas em 2005.

O Orkut é um site de relacionamentos onde cada pessoa possui um perfil, essa pode adicionar amigos, conhecidos, etc, e assim construir sua rede social virtual. Essa á a idéia principal do Orkut, mas, além disso, o site dispõe de várias ferramentas que o tornam tão atrativo.

Os usuários podem mandar mensagens, depoimentos, classificar o nível de amizade e até paquerar através das ferramentas do site. De outro lado, existem as comunidades em que os usuários se identificam e entram, juntamente com os fóruns onde as pessoas expressam suas opiniões.

Além de tudo isso, recentemente o Orkut tem disponibilizado mais opções ainda, como a possibilidade de saber quem acessou seu perfil, fazer enquetes e adicionar vídeos do site Youtube ao seu perfil.

O site tem cerca de 52 milhões de usuários cadastrados e o Brasil é o país com maior número de usuários, seguido dos Estados Unidos e Índia. Cerca de 55 %, ou seja, 29 milhões de usuários do Orkut são brasileiros.

No ano de 2007, o Google, que antes afirmava que não ganhava lucro diretamente com o site, começou a exibir anúncios e transformar o Orkut em algo lucrativo para a empresa. Outro fato interessante é que em 16 de janeiro de 2007, pela primeira vez na história do site, uma comunidade foi vendida. Trata-se da comunidade “Eu amo Floripa”, que foi adquirida pela empresa RBS. Para divulgar um festival de verão na cidade, a empresa pagou 2 mil reais na “compra” da comunidade.

Os problemas do Orkut giram em torno não do site em si, mas dos usuários mal-intencionados. Perfis falsos (fakes), comunidades polêmicas e difamatórias, conteúdos pedófilos, preconceituosos, etc, são sérios problemas que surgiram.

Entretanto, muitas pessoas afirmam que o uso do Orkut é muito gratificante, pois permite encontrar amigos do passado, reencontrar pessoas, além de ampliar o círculo social

Bem - Vindos

Oi pessoal!
Bem-Vindos ao Seu Estilo.
Aqui teremos notícias, informações...
Participem das enquetes, ou fiquem a vontade para postar do seu jeito, com seu estilo !